O que é?

A miopia é um dos problemas visuais mais comuns. Trata-se de uma condição que dificulta a visão dos objetos mais distantes, deixando a imagem desfocada.

Isto ocorre pelo formato mais alongado do olho deste paciente.

Enquanto que uma pessoa sem erro refrativo possui o globo ocular arredondado, o globo ocular de uma pessoa com miopia é mais alongado.

Este distúrbio gera dificuldade na visão de longe porque a imagem não é focada diretamente na retina, mas sim à sua frente.

Os primeiros sintomas começam a surgir ainda na infância ou adolescência e a graduação vai aumentando aos poucos, até o problema se estabilizar na idade adulta..

Apesar de, na maioria das vezes, ocorrer devido a fatores hereditários, maus hábitos podem piorar a gravidade do problema.

Por exemplo, uso excessivo de equipamentos eletrónicos como smartphones ou computadores, ou a falta de luz natural.

Estes equipamentos eletrónicos geram uma luz artificial que causa, fadiga ocular.

Causas e sintomas

viso-miopia

Causas

Pode ter dificuldade em ver nitidamente imagens ou palavras num quadro branco, num ecrã de cinema ou na televisão. As matrículas dos carros e os sinais de trânsito podem parecer estar desfocados.

As crianças que têm miopia podem ter tendência ou sentirem-se melhor se se sentarem à frente na sala de aulas; em casa, tendem a sentar-se muito perto da TV.

A miopia pode também apresentar outro tipo de sintomas:

– Dores de cabeça (cefaleias)
– Cansaço nos olhos (Fadiga visual ou astenopia)
– Alteração binocular dos movimentos do olho (franzir os olhos)

Sintomas

Veja na imagem como vê um paciente com miopia.

Diagnóstico

Será mais propenso a desenvolver miopia se trabalhar com visão ao perto de forma continuada, ou seja, a ler, a costurar ou usar o computador.

Além disso, se um dos seus pais for míopes ou se tiver nascido prematuramente, as probabilidades de herdar esta insuficiência visual são maiores.

Tratamento

O tratamento das condições refrativas é muito variável podendo passar pela utilização de óculos, lentes de contacto, mas também por cirurgia ou terapia.

Os conhecimentos diferenciados dos profissionais da Pax Óptica permitem efectuar as avaliações corretas garantindo que os cuidados primários de saúde visual estão cumpridos.

A prevenção e prática clínica das diferentes condições oculares do sistema visual, dos segmentos anterior e posterior são uma preocupação para a Pax Óptica.

0